|Falando em Ciência| O que acontece no cérebro na doença de Alzheimer? (V.3, N.11, P.2, 2020)

Tempo estimado de leitura: 2 minute(s)

Você sabe o que acontece no nosso cérebro durante a Doença de Alzheimer? Acredita-se que essa doença comece cerca de 20 anos (ou mais) antes dos primeiros sintomas aparecerem, ocorrendo pequenas mudanças cerebrais que não são notificadas pela pessoa afetada. Apenas anos depois de que essas mudanças já estão ocorrendo no cérebro, as pessoas começam a experimentar sintomas perceptíveis, como perda de memória e problemas de linguagem.

Esses sintomas aparecem pois as células nervosas relacionadas ao pensamento, memória e aprendizagem foram danificadas ou destruídas, levando à morte celular e neurodegeneração. Ocorre uma alteração em duas proteínas, que são os marcadores histopatológicos da Doença: a proteína beta amiloide e a proteína tau.

Os fragmentos da proteína beta amiloide se acumulam fora dos neurônios, formando placas senis que podem levar à: formação de poros nas células (que resultam no vazamento de íons, na interrupção do equilíbrio celular de cálcio e na perda do potencial de membrana), apoptose (morte celular programada), perda sináptica e comprometimento do citoesqueleto.

Também ocorre o acúmulo da proteína tau na sua forma anormal (hiperfosforilada) dentro dos neurônios, formando emaranhados neurofibrilares que, dessa forma, bloqueiam o transporte de nutrientes e de outras moléculas essenciais para o interior da célula, não conseguindo chegar ao final do neurônio, levando à morte.

 

 

Para conhecer mais publicações como essa, conheça o perfil do Instagram do Falando em Ciência, um perfil incrível focado na divulgação científica relacionada à área da Biologia e Neurociência.

 

Referências:

Alzheimer’s Association. “2019 Alzheimer’s disease facts and figures.” Alzheimer’s & Dementia 15.3 (2019): 321-387

Reiss, A. B., Arain, H. A., Stecker, M. M., Siegart, N. M., & Kasselman, L. J. (2018). Amyloid toxicity in Alzheimer’s disease. Reviews in the Neurosciences, 29(6), 613-627.

Related Post

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Twitter
Blog UFABC Divulga Ciência