|Entendendo o funcionamento do coração| #1 – O que são átrios, ventrículos e vasos sanguíneos?(V.6. N.10. P.4, 2023)

Tempo estimado de leitura: 7 minute(s)

Divulgadora da Ciência: Fernanda Rossi Barboza

*Texto produzido como parte do projeto ‘Utilização de ferramentas de simulação numérica para melhor entendimento das arritmias cardíacas: produção de material de divulgação científica para conscientização sobre doenças do coração’, integrante do Programa Pesquisando Desde o Primeiro Dia – PDPD (Edital Nº 11/2022), sob a orientação do Prof. João Lameu.

Se você já estudou um pouco sobre o corpo humano, provavelmente já ouviu falar dos átrios, ventrículos e vasos sanguíneos. Essas estruturas trabalham em conjunto para bombear o sangue através do coração e para o resto do corpo, elas são essenciais para a circulação sanguínea e, por consequência, para o funcionamento do nosso corpo como um todo.

O coração é um órgão muscular dividido em quatro cavidades: duas câmaras superiores direita e esquerda – átrios e duas câmaras inferiores direita e esquerda – ventrículos. Abaixo há um desenho feito por mim para auxiliar na visualização de cada cavidade.

Assim, estruturas celulares podem ser classificadas dependendo da sua capacidade de suportar cargas de gravidade, compressão, torção, tração, flexão, cisalhamento ou até mesmo uma combinação de algumas delas. Além disso, outros fatores importantes são a direção de aplicação da carga e como a carga é aplicada ao longo do tempo (aplicada lentamente, subitamente, forma pulsante etc.).

Figura 1: Quatro câmaras do coração (Fernanda Rossi, 2023)

O átrio direito (AD) é a primeira câmara do coração a receber o sangue pobre em oxigênio do corpo e é aí que encontra se uma das principais estruturas desse sistema: o nó sinoatrial (NSA). Entenderemos a importância dele na próxima parte (Parte 2: A “orquestra elétrica” do coração$), mas, resumidamente, é o nó sinoatrial que determina o ritmo cardíaco. O sangue do átrio direito então vai para o ventrículo direito (VD) e daí, parte diretamente para os pulmões onde será oxigenado.

Dos pulmões parte um sangue oxigenado diretamente para o átrio esquerdo (AE) que, por sua vez, bombeia seu conteúdo para o ventrículo esquerdo (VE). O ventrículo esquerdo, uma vez preenchido com sangue,  se contrai e ejeta fortemente a maior parte do conteúdo. 

Vamos pensar no bombeamento sanguíneo: os átrios funcionam como “bombas fracas” que servem de câmara de entrada para os ventrículos, sendo responsáveis por enviar o sangue que receberam dos vasos sanguíneos para os ventrículos. Já aos ventrículos compete o bombeamento do sangue recebido para os vasos sanguíneos. Dessa forma, são os ventrículos que fornecem a principal força de bombeamento que impulsiona o sangue através da circulação.

Animação 1: Funcionamento geral da circulação (Gfycat, 2018).

 

Esse transporte sanguíneo ao longo de todo o corpo acontece no interior de estruturas tubulares: os vasos sanguíneos. São estruturas tubulares que transportam o sangue pelo corpo. Esses tubos são divididos em artérias,  veias e capilares. Vamos entender qual a função de cada um no ciclo cardíaco? 

Resumidamente, as artérias  transportam o sangue do coração para o resto do corpo, enquanto as veias fazem o trabalho contrário: trazem o sangue que foi levado de volta para o coração. As artérias precisam suportar pressões elevadas e por isso, são mais fortes, espessas e flexíveis, visto que essas características ajudam na manutenção da pressão arterial durante os batimentos cardíacos. No entanto, as veias, por não estarem sujeitas a grandes pressões, são mais finas e não precisam ser tão flexíveis como as artérias. 

Vimos acima as diferenças entre artérias e veias, mas você já deve ter escutado alguém dizer que a diferença entre artéria e veia é que as artérias transportam sangue oxigenado e que as veias transportam sangue rico em CO2. Será que essa afirmação está completamente certa? Bom, a resposta é não. Vamos entender o porquê?

Ao pensarmos de forma bem simplificada, sabemos que o processo que ocorre é: o sangue chega no átrio direito e vai para o ventrículo direito. Do ventrículo direito, o sangue desoxigenado vai para os pulmões.  Partindo dos pulmões, o sangue agora oxigenado vai para o átrio esquerdo. Do átrio esquerdo, o sangue vai para o ventrículo esquerdo e daí vai para o resto do corpo. Nesse processo há uma exceção à regra de que artérias transportam sangue rico em O2 e que as veias transportam sangue pobre em O2. 

Vamos nos atentar a 2 vasos sanguíneos importantes: a artéria pulmonar (responsável pelo transporte do sangue do ventrículo direito para os pulmões) e a veia pulmonar (responsável pelo transporte do sangue dos pulmões para o  átrio esquerdo). A artéria pulmonar transporta sangue desoxigenado e a veia pulmonar transporta sangue oxigenado, mostrando assim que tanto a artéria pulmonar quanto a veia pulmonar são exemplos de que essa regra não corresponde a todos os vasos sanguíneos. 

Agora que já entendemos sobre as artérias e as veias, vamos entender quem são os capilares: são estruturas bem finas e pequenas, responsáveis por permitir a troca de substâncias entre o sangue e os tecidos circundantes. Eles recebem esse nome por serem tão finos quanto os fios de cabelos. Os capilares estão espalhados em todo nosso corpo, mas há um lugar muito fácil de enxergá-los (literalmente)… Sabe os vasos que conseguimos ver na parte branca dos olhos? São capilares! 

Nesse post estudamos sobre estruturas essenciais para compreender o funcionamento do coração: os átrios, ventrículos, artérias, veias e capilares. 

Em resumo:

  • Átrios: câmaras superiores responsáveis por enviar o sangue que receberam dos vasos sanguíneos para os ventrículos;
  • Ventrículos: câmaras inferiores que fornecem a principal força de bombeamento que impulsiona o sangue através da circulação;
  • Artérias: estruturas tubulares que transportam o sangue do coração para o resto do corpo;
  • Veias: estruturas tubulares que trazem o sangue que foi levado de volta para o coração;
  • Capilares: estruturas tão finas quanto fios de cabelos, responsáveis por permitir a troca de substâncias entre o sangue e os tecidos circundantes. 

 

Espero que tenha gostado e que essas informações sejam úteis no seu aprendizado. Obrigada! 

 

Referências

SILVERTHORN, DEE U. Fisiologia Humana. Disponível em: Minha Biblioteca, 7a. edição. Artmed, 2017.

HALL, JOHN, E. E MICHAEL E. HALL. Guyton & Hall – Tratado de Fisiologia Médica. Disponível em: Minha Biblioteca, (14th edição). Grupo GEN, 2021.

JACOB, STANLEY W. FRANCONE, CLARICE ASHWORTH; LOSSOW, WALTER J. Anatomia e fisiologia humana. Tradução de Carlos Miguel Gomes Sequeira. 5. ed. Rio de Janeiro, RJ: Guanabara Koogan

How heart and lungs work together GIF. Gfycat, 2018. 1 vídeo (27.9s). Publicado por Mayo Clinic. Disponível em: https://gfycat.com/flusteredhastygypsymoth-circulatory-system-cardiovascular.

 

*Este foi o primeiro post da série Entendendo o funcionamento do coração. Gostou? Deixe um comentário aqui para a gente!

Related Post

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Twitter
Blog UFABC Divulga Ciência