[Vídeo] Gênero, classe, raça e… futebol? (V.5, N.7 P.4, 2022)

Tempo estimado de leitura: 2 minute(s)

O Brasil é conhecido mundialmente por ser o país do futebol, é o único com 5 títulos da copa do mundo e quem sabe hexacampeão no final do ano? Mas vocês já pararam pra pensar qual é o perfil das pessoas que praticam esse esporte aqui no país? Quem são os jogadores anônimos desse esporte tão amado por nós brasileiros?

A partir disso, os pesquisadores Mariana Zuaneti Martins e Kerzia Railane Santos Silva da UFES e Vitor Vasquez da Unicamp se propuseram a responder às seguintes perguntas: quem são as mulheres que jogam futebol no Brasil atualmente?

E, na verdade, mais do que isso: quem são as mulheres anônimas que praticam esse esporte e de que forma as categorias de raça, gênero e classe interferem na decisão de jogar futebol, se é que elas interferem nessa decisão? Assim, o vídeo a seguir busca divulgar as análises feitas pelo artigo e também contribuir com a divulgação da história do futebol feminino no Brasil.

 

]

 

 

Artigo base: As Mulheres e o País do Futebol: Intersecções de Gênero, Classe e Raça no Brasil. — https://www.scielo.br/j/mov/a/nSyTQyg…

Dataset: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/…

Link para análise: https://bit.ly/drive_projetos_iie2022

Autoras do vídeo e análise: Ana Beatriz Gonçalves Oliva, Juliana Manna Sciolny, Victoria Nedina Nunes

 

Related Post

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Twitter
Blog UFABC Divulga Ciência