DELUX – Dispositivo de Esterilização de Luz Ultravioleta contra a Covid-19 (V.3, N.10, P.1, 2020)

Pandemia de Covid-19

O SARS-CoV-2, conhecido como novo coronavírus, foi detectado pela primeira vez em 31 de dezembro de 2019 na cidade de Wuhan e disseminou-se rapidamente pela província de Hubei, na China. Sua alta patogenicidade vem gerando um agravamento na saúde pública e uma preocupação global devido à morbimortalidade em diversos países. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a nomenclatura oficial para a doença causada por esse vírus é Coronavirus Disease-2019 (Covid-19). Em 11 de março de 2020, devido às altas taxas de mortalidade e número de infectados, a OMS declarou estado de pandemia na saúde pública.

Escassez de Equipamentos

O impacto da pandemia resultou em uma alta demanda de equipamentos de proteção individual (EPI’s) que não foi suprida pela indústria devido à sua capacidade limitada de produção. Dentre os EPI’s que proporcionam segurança para os profissionais que estão na linha de frente no combate à Covid-19, as máscaras N95/PFF2 são de fundamental importância.

A ANVISA determina que, em virtude da situação de emergência de saúde pública, essas máscaras podem ser utilizadas por períodos de tempo maiores e por um número de vezes maior do que as especificações fornecidas pelo fabricante. No entanto, os profissionais de saúde tornam-se cada vez mais suscetíveis à contaminação. Partindo da necessidade de condições mais seguras a todo o corpo médico-hospitalar, a esterilização de máscaras por radiação UVC é uma alternativa promissora.

Esterilização por UVC

As lâmpadas de radiação UVC utilizadas para ação germicida apresentam comprimento de onda de 254 nm. Este parâmetro é apropriado para a inativação de espécies de coronavírus, já utilizado em estudos que eliminaram o SARS-CoV e o MERS-CoV, além de outros vírus e microrganismos. A dose de radiação recomendada é de 1 J/cm² e o tempo de irradiação deve ser igual a 1 minuto aproximadamente.

Radiação UVC e vírus.

A radiação UVC possui efeito fotolítico, capaz de destruir ou inativar o vírus e outros microrganismos, uma vez que é absorvida por proteínas e ácidos nucleicos. Diferentemente de outras técnicas, sua ação fotolítica raramente produz subprodutos potencialmente perigosos.

Esquema representativo da radiação UVC.

Projeto DELUX

Por meio do projeto de extensão Combate à Pandemia de Covid-19, alunos e professores da Engenharia Biomédica da Universidade Federal do ABC desenvolveram o DELUX – Dispositivo de Esterilização de Luz Ultravioleta X Covid-19. Para o desenvolvimento do dispositivo foi realizada uma parceria com a empresa ECOSAN, da região do ABC paulista, e a Faculdade de Medicina do ABC (FMABC).

DELUX é um equipamento capaz de esterilizar até 16 máscaras N95 utilizadas pelos profissionais de saúde no atendimento de pacientes acometidos por Covid-19, possibilitando a ampliação do tempo de uso deste EPI.

O equipamento DELUX.

Recebimento do equipamento pela Profa. Dra. Christiane Bertachini Lombello.

Participantes

O projeto DELUX é coordenado pela Professora Doutora Christiane Bertachini Lombello e pelo Professor Doutor Nasser Ali Daghastanli.

A Profa. Dra. Christiane é bióloga pela Universidade Estadual de Campinas e doutora em Biologia Celular e Estrutural pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente ocupa o cargo de Professora Associada junto ao curso de Engenharia Biomédica na UFABC. [Lattes]

O Prof. Dr. Nasser Daghastanli é físico e doutor em Ciências pela FFCLRP – USP. Professor Associado II da Engenharia Biomédica da UFABC desde 2018, atua em Biofotônica em sistemas biológicos.[Lattes]

Fazem parte do grupo Christiane Pinto Davi, Eliara Fernanda Bastos Ribeiro Euzébio, Felipe Nogueira Ambrosio, Hermann Windisch Neto e Jaqueline Martins Badanai, mestres e doutores pela UFABC.

Também fazem parte do grupo Gustavo Lira Gomes Severino, Isabella Kobb Fernando, Luísa Pataquini dos Santos, Raquel Arbex e Victor Allison da Silva, discentes na UFABC.

Página da ECOSAN: ecosan.com

Página da Faculdade de Medicina do ABC: fmabc.br

Site e Redes Sociais

Site: deluxufabc.wixsite.com/projetodelux