A dificuldade para a produção de vacinas contra o HIV (V.7, N.3, P3, 2024)

Tempo estimado de leitura: 4 minute(s)

Divulgadoras e Divulgadores da Ciência: Lucas Eloi Reis Silva, estudante do 9º ano da Escola Stagium, sob orientação da professora Ana Regina de Oliveira Hungaro, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática da UFABC.

*Este texto é o fruto de um desafio de divulgação científica lançado pela professora Ana Regina  a suas alunas e seus alunos do 9º ano do Ensino Fundamental.

 

O vírus HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) é responsável por uma das maiores pandemias da história – a de AIDS -, e, diferente de outras doenças como poliomielite, coronavírus, gripe, febre amarela, entre outras, que têm uma vacina, a vacina para HIV ainda não foi desenvolvida, mesmo após mais de 30 anos da descoberta da doença. Mas por que isso?

Bom, dentre os motivos biológicos podemos citar os principais:

 

1. A característica do vírus de infectar as células de defesa

Quando o vírus entra no hospedeiro, ele ataca as principais células de defesa do organismo, ou seja, o vírus ataca as células que são feitas para defender o corpo do micro-organismo (Figura 1). E é por isso que uma pessoa diagnosticada com HIV tem facilidade para manifestar sintomas de outras doenças.

 

Vírus HIV (em amarelo), saindo de um glóbulo branco cultivado. Fonte: Genera.

 

2. O fato do vírus “se esconder” dentro das células 

Como dito acima, o vírus HIV ataca as principais células de defesa do organismo, mas uma característica que atrasa a criação de vacinas, é que o vírus pode se esconder dentro de uma célula, por um longo período, meses e até anos, sem manifestar sintomas, e a qualquer momento pode reagir. Sendo assim, os testes com vacinas podem ser longos, causando um atraso no seu desenvolvimento.

 

3. O vírus sofre várias mutações em um curto período

Diferentemente do covid-19, por exemplo, o vírus HIV sofre uma quantidade maior de mutações quando tenta se multiplicar, causando assim uma variabilidade, e já que uma vacina é elaborada para um vírus em específico, pode ocorrer do sistema imunológico do corpo não conseguir lidar com essas variações genéticas.  

 

4. O organismo humano não consegue eliminar o HIV do corpo

É difícil lidar com vacinas para combater algo que o sistema imunológico não consegue combater naturalmente. Sendo assim, as vacinas não conseguem provocar uma resposta adequada.

 Apesar de uma vacina contra o HIV ainda não ser realidade, não podemos dizer que não houve nenhum avanço. A quantidade de conhecimento que acumulamos por esses anos, faz com que a vacina possa ser uma realidade próxima. Além disso, vale lembrar que temos vários métodos de prevenção, como o uso de preservativos, e para tratamento, como o uso de drogas que inibem o avanço da doença.

 

Referências

CALLAWAY, E. The coronavirus is mutating — does it matter? Nature, n.585, p. 174-177, 2020. DOI: https://doi.org/10.1038/d41586-020-02544-6.

COCHRANE, Z. HIV Vaccine: How Close Are We?. 2020. Disponível em:< https://www.healthline.com/health/hiv-aids/vaccine-how-close-are-we>. Acessado em 20 ago 2023.

MYHRE, J.; SIFRIS, D. Why Is It So Hard to Make an HIV Vaccine?. 2022. Disponível em: <https://www.verywellhealth.com/hiv-vaccine-development-4057071>. Acessado em 20 ago 2023.

OLÁ, CIÊNCIA. Por que não tem vacina do HIV até hoje?. Youtube, 2021. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=R3h5YMAAgIs>. Acessado em 20 ago 2023.

ORGNANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS – ONU. Estatísticas. UNAIDS. 2023. Disponível em: <https://unaids.org.br/estatisticas/>. Acessado em 20 ago 2023.

Related Post

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Twitter
Blog UFABC Divulga Ciência