Trator Elétrico de Pequeno Porte: A Revolução para a Agricultura Familiar (V.7, N.3, P.1, 2024)

Divulgadora e divulgadores: Jenyffer da Silva Gomes Santos¹, Igor Oliani², Daniel Albiero¹ e Alfeu J. Sguarezi Filho².

¹Faculdade de Engenharia Agrícola da UNICAMP, Campinas – SP
²Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do ABC, Santo André-SP.

Contato:  jnfgomes@gmail.com, alfeu.sguarezi@ufabc.edu.br

A agricultura familiar desempenha um papel crucial no fornecimento de alimentos frescos e saudáveis ​​para as comunidades. No entanto, os agricultores enfrentam desafios quando se trata de tecnologia adequada para aumentar sua produtividade. Felizmente, uma solução revolucionária está transformando o cenário: o trator elétrico de pequeno porte, especialmente desenvolvido para atender às necessidades específicas da agricultura familiar.

Mobilidade e Versatilidade Articulada

Imagine um trator que possa operar em espaços limitados, como pequenas propriedades. Essa é a proposta do trator elétrico de pequeno porte (Fig. 1), que se destaca por sua característica única: ele é articulado. Essa inovação oferece uma mobilidade incomparável, permitindo que o trator se mova com facilidade em locais onde os tratores convencionais não alcançam. Essa flexibilidade é essencial para maximizar o espaço disponível e facilitar as tarefas diárias dos agricultores familiares.

Figura 1. Trator puramente elétrico articulado.

Sustentabilidade e Eficiência Energética

O trator elétrico de pequeno porte utiliza energia elétrica como fonte de alimentação, eliminando a necessidade de combustíveis fósseis. Essa abordagem sustentável está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente os relacionados à Sustentabilidade (ODS 7) e Eficiência Energética (ODS 9).

Ao adotar essa tecnologia, reduz-se significativamente as emissões de gases poluentes, contribuindo para a mitigação das mudanças climáticas e a preservação do meio ambiente. Além disso, o uso de energia elétrica oferece uma solução eficiente, garantindo que o trator possa executar suas tarefas diárias com autonomia suficiente, sem comprometer sua produtividade ou desempenho. Combinando sustentabilidade e eficiência energética, o trator elétrico representa um avanço significativo em direção a um futuro mais sustentável e alinhado com os objetivos globais da ONU.

Facilidade de Manuseio e Manobrabilidade

A estrutura do trator elétrico de pequeno porte facilita seu manuseio e manobrabilidade. Mesmo em terrenos irregulares, ele oferece facilidade de operação, permitindo que os agricultores trabalhem com conforto e precisão. Com sua capacidade de movimentação ágil, o trator torna mais fácil o trabalho em espaços estreitos, otimizando o uso da área disponível.

Adaptabilidade e Multifuncionalidade

Um dos aspectos mais impressionantes do trator elétrico de pequeno porte é sua capacidade de adaptação às necessidades específicas dos agricultores. Ele pode ser equipado com diferentes ferramentas e acessórios, como arados, enxadas, plantadoras e colheitadeiras, transformando-se em uma verdadeira ferramenta multifuncional. Essa versatilidade permite que os agricultores personalizem o trator de acordo com as demandas de seus cultivos, proporcionando maior flexibilidade e eficiência nas tarefas agrícolas.

Impacto na Agricultura Familiar

A importância do trator elétrico de pequeno porte para a agricultura familiar é imensa. Ao facilitar as atividades agrícolas, ele aumenta a produtividade dos agricultores familiares, permitindo que eles expandam seus negócios e melhorem sua qualidade de vida. Em resumo, o trator elétrico de pequeno porte é uma inovação promissora que irá revolucionar a agricultura familiar. Sua mobilidade articulada, sustentabilidade energética, facilidade de manuseio, adaptabilidade e impacto positivo no meio ambiente o tornam uma escolha valiosa para os agricultores familiares. Ao adotar essa tecnologia limpa e eficiente, estamos impulsionando a produção de alimentos saudáveis e contribuindo para um futuro agrícola próspero e sustentável. Prepare-se para uma nova era na agricultura familiar!

Agradecimentos

Os autores agradecem à Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa – FundepRota 2030/Linha V, processo: 27192.03.01/2020.13-00 e ao Conselho Nacional de DesenvolvimentoCientífico e Tecnológico (CNPQ) (405757/2018-2) pelo apoio financeiro.

Referências

Mabkhot, M. M., Ferreira, P., Maffei, A., Podržaj, P., Mądziel, M., Antonelli, D., Lanzetta, M., Barata, J., Boffa, E., Finžgar, M., Paśko, Ł., Minetola, P., Chelli, R., Nikghadam-Hojjati, S., Wang, X. V., Priarone, P. C., Lupi, F., Litwin, P., Stadnicka, D., & Lohse, N. (2021). Mapping Industry 4.0 Enabling Technologies into United Nations Sustainability Development Goals. Sustainability, 13(5), 2560. https://doi.org/10.3390/su13052560.

Mocera, F., & Somà, A. (2020). Analysis of a Parallel Hybrid Electric Tractor for Agricultural Applications. Energies, 13(12), 3055. https://doi.org/10.3390/en13123055.

Polcyn, J. (2021). Eco-Efficiency and Human Capital Efficiency: Example of Small- and Medium-Sized Family Farms in Selected European Countries. Sustainability, 13(12), 6846. https://doi.org/10.3390/su13126846.

Vogt, H. H., de Melo, R. R., Daher, S., Schmuelling, B., Antunes, F. L. M., dos Santos, P. A., & Albiero, D. (2021). Electric tractor system for family farming: Increased autonomy and economic feasibility for an energy transition. Journal of Energy Storage, 40, 102744. https://doi.org/10.1016/j.est.2021.102744.

Oliani, L. F. N. Lourenço, J. S. Costa, A. Pelizari and A. J. S. Filho. (2024 – aceito para publicação). “Lyapunov-based Finite Control Set Applied to an Induction Motor for Agricultural Electrical Traction,” in IEEE Transactions on Transportation Electrification, doi: 10.1109/TTE.2023.3327532