O que são células Hela? (V.6. N.4. P.2, 2023)

Tempo estimado de leitura: 2 minute(s)

Por: LiNA biotec – Polo UFABC (@linabiotec.ufabc)

Você sabe o que são células Hela? Elas são conhecidas como células imortais, as quais possuem a capacidade de se dividir indefinidamente. As células em questão são de uma mulher chamada Henrietta Lacks que tinha um câncer de útero avançado o qual foi retirado um pedaço de tecido para biópsia e desde então essas células vêm crescendo e se multiplicando desde os anos 50. Elas são amplamente utilizadas por pesquisadores e laboratórios do mundo todo.

Células normais e células cancerígenas se diferenciam pelo seu controle de crescimento. Uma célula normal sofre os efeitos do envelhecimento, conhecido como senescência celular e naturalmente se tornam incapazes de se replicar e morrem. No caso de células cancerígenas, elas possuem um crescimento descontrolado. E é isso que acontece com as células Hela, além de serem resistentes e se replicarem de uma maneira extremamente rápida.

Mas qual a importância dessa descoberta? Para o desenvolvimento de novos medicamentos é necessário entender como a doença se desenvolve e como afeta as células. Dessa forma, para a realização de experimentos é necessário cultivar um número enorme de células capazes de se duplicar e serem idênticas. Essa descoberta trouxe muitos avanços científicos, como o desenvolvimento da vacina contra a poliomielite, a clonagem, fertilização in vitro, efeitos da radiação, estudos sobre a AIDS e muitas outras pesquisas.

Quer saber mais sobre a vida de Henrietta? Deixamos como indicação o filme “ A vida imortal de Henrietta Lacks” que pode ser encontrado na HBO o qual mostra a indústria bilionária envolvida nessas pesquisas, além de questões éticas e sociais.

 

Related Post

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Twitter
Blog UFABC Divulga Ciência