Clonagem (V.6. N.3. P.2, 2023)

Tempo estimado de leitura: 2 minute(s)

Por: LiNA biotec – Polo UFABC (@linabiotec.ufabc)

No dia 27 de fevereiro, completou-se 26 anos desde o anúncio do nascimento da ovelha Dolly na revista Nature. Mas você sabe como o processo de clonagem que deu origem à ovelha Dolly é aplicado na ciência hoje em dia?
Clonagem é o processo de reprodução assexuada pelo qual são produzidos cópias geneticamente idênticas de um mesmo ser vivo. A clonagem pode ser um processo natural (como é o caso de gêmeos univitelinos) ou artificial (quando há a utilização de células somáticas).

A clonagem com células somáticas utiliza o núcleo celular de um animal adulto já conhecido, sendo o clone a sua cópia exata. Apesar de não ter sido o primeiro clone da história, o nascimento da ovelha Dolly causou uma revolução na genética por ser o primeiro clone criado a partir de células somáticas.
A clonagem é uma técnica que faz parte da chamada biotecnologia moderna, que envolve técnicas de engenharia genética, uma vez que possibilita a intervenção ao nível do material genético das espécies e a produção de novos organismos com características desejáveis.

A grande revolução da Dolly abriu caminho para possibilidade de estudar novas técnicas, como a clonagem terapêutica em que o material genético (DNA) retirado de uma célula adulta de um doador é introduzido em um óvulo “vazio”, e então, as células tronco são direcionadas, em laboratório, para fabricar uma cópia saudável de tecidos ou órgãos de uma pessoa doente, a fim de viabilizar transplantes.

Related Post

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Twitter
Blog UFABC Divulga Ciência