Paulo Freire, uma Educação para a Liberdade! (V.4, N.9, P.4, 2021)

Divulgador da Ciência:

Profº Dr. Evonir Albrecht, Pró-Reitor Adjunto de Extensão e Cultura e Professor Adjunto na Universidade Federal do ABC na graduação e pós-graduação [Lattes]

Neste ano de 2021 celebramos o centenário de um dos brasileiros mais lidos e reconhecidos mundialmente pela sua obra. Paulo Freire recebeu 39 doutorados honoris causa e, em 1986, o prêmio UNESCO da Educação para a Paz. Teve uma vida dedicada à Educação, ao enfrentamento às diferenças e a promoção da cidadania plena.

Paulo Reglus Neves Freire ou Paulo Freire (1921-1997), nasceu em Recife (PE). Na Educação, se destacou na Alfabetização de Adultos, pautado sempre na questão de que o indivíduo necessita compreender o que lê. Muitos associam Paulo Freire apenas à Educação de Jovens e Adultos, no entanto, sua obra transita pelas diferentes áreas da Educação Básica e do Ensino Superior.

Dos seus diferentes trabalhos, o livro “Pedagogia do Oprimido” figura entre os mais citados na literatura das Ciências Sociais no mundo, traduzido para 17 línguas, vendendo aproximadamente 500 mil exemplares. Um dos seus artigos mais conhecidos é o que narra o processo de alfabetização de um grupo de adultos, sendo mundialmente conhecido, despertou a atenção das pessoas para o ocorrido na cidade de Angicos, no interior do Rio Grande do Norte.

Sua inquietação com o número de analfabetos no Brasil, no início da década de 1960, representado por quase metade da população brasileira, possibilitou o desenvolvimento de uma proposta de alfabetização a partir do meio. Método que se caracterizava não apenas pela leitura de frases, mas oportunizava a compreensão de mundo e o exercício da cidadania de forma livre, autônoma e plena.

Seu método foi tão revolucionário que ele foi considerado uma ameaça no Brasil, sendo preso por 70 dias no ano de 1964. Após este período foi exilado continuando seu trabalho no Chile. Ao longo da vida atuou percorreu por mais de 50 países, compartilhando sua obra em diferentes centros universitários de renome, como Harvard.

Paulo Freire foi um homem a frente do seu tempo, é admirado no mundo pela ousadia e perspicácia frente aos desafios enfrentados em sua história na e pela Educação. Patrono da Educação Brasileira, primou em sua proposta em dar voz aos envolvidos nos processos educacionais e valorar cada indivíduo em uma perspectiva democrática, cultural e humana para que ao ler o mundo, o indivíduo também possa transformá-lo.

Imagem por Anne Victória Pacheco Albrecht, 09 anos