Raça e sexualidade: perspectivas interseccionais (V.4, N.7, P.2, 2021)

Em 2021 a Universidade Federal do ABC, UFABC, completa 15 anos de existência e, como parte das atividades comemorativas, diversas atividades foram preparadas para o Mês do Orgulho LGBTQIA+,  coordenadas pelas entidades desta universidade e por movimentos sociais da região do ABC paulista que lutam pela igualdade de direitos. O evento foi norteado pela dignidade da pessoa humana e deverá fomentar novas ações sobre a pauta da diversidade e do respeito às questões de gênero e sexualidade na UFABC, no quadriênio 2022 – 2026. Confira abaixo um dos diálogos deste importantíssimo evento:

O diálogo percorre aspectos relacionados à raça e divergência de gênero com grande abrangência, pautando a constante  violência contra os grupos LGBTQIA+, produzindo inúmeras precarizações e desigualdades. Tratando-se de raça e sexualidade, as divergências no tratamento e respeito são visíveis  e demonstram tamanho racismo estrutural ainda existente no Brasil e no mundo. As convidadas apresentaram dados e muitos acontecimentos que expõem as dificuldades ainda existentes sobre a existência de privilégios a determinados grupos em detrimento a outros.

Mesa de discussão: Raça e sexualidade: perspectivas interseccionais.

Convidados: Leona Wolf (UFABC); Ana Helena Passos (Instituto Ella) [Lattes].

Mediação: Dulci Lima (NEAB/UFABC).

Organização: Núcleo de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros (NEAB)