O que são as plantas verdes, afinal? (V.4, N.5, P.6, 2021)

Tempo estimado de leitura: 3 minute(s)

Divulgadoras e divulgador da Ciência:

Por Natalia Pirani Ghilardi-Lopes [Lattes]

Priscila Barreto de Jesus [Lattes]

Anselmo Nogueira [Lattes]

(os autores são docentes do Centro de Ciências Naturais e Humanas da UFABC)

 

O termo plantas verdes não é muito conhecido da maioria das pessoas que estudaram biologia na educação básica. De fato, o termo não aparece nos livros didáticos. Mas, para os acadêmicos da biologia, as plantas verdes nada mais são do que um grupo natural dentro da linhagem das plantas. O grupo das plantas, denominado Plantae ou Archaeplastida, é formado por organismos que possuem cloroplasto primário, o qual foi herdado do ancestral comum e exclusivo de todas as plantas. O cloroplasto, também chamado de plastídio, é a organela celular responsável pela realização da fotossíntese. O nome Archaeplastida quer justamente dizer “plastídio antigo”. Este cloroplasto do tipo primário tem duas membranas e foi originado a partir do que chamamos endossimbiose primária, um evento que ocorreu por volta de 2,4 bilhões de anos atrás, no qual um ser eucarionte não-fotossintetizante englobou uma cianobactéria (alga azul fotossintetizante), que tornou-se o cloroplasto deste eucarionte. Depois deste evento, as diferentes linhagens de plantas se diversificaram e hoje o grupo Plantae é formado pelas linhagens Glaucophyta (algas glaucófitas), Rhodophyta (algas vermelhas) e Viridiplantae (plantas verdes, do latim Viridis = verde e Plantae = planta). Observe na imagem abaixo uma árvore filogenética (árvore que representa a relação de parentesco entre linhagens de organismos) representativa do grupo Archaeplastida:

 

 

Mas, quais são as características das plantas verdes? Para saber mais sobre este assunto, assista ao Vídeo 04 do Canal Minutos de Botânica, disponível em:

 

 

 

Leitura recomendada:

Archibald, J.M., 2009. The Puzzle of Plastid Evolution. Current Biology 19(2): R81-R88, ISSN 0960-9822, https://doi.org/10.1016/j.cub.2008.11.

Leliaert F, Smith DR, Moreau H, Herron MD, Verbruggen H, Delwiche CF, De Clerck O. 2012. Phylogeny and molecular evolution of the green algae. CRC Crit Rev Plant Sci. 31(1):1–46. https://doi.org/10.1080/07352689.2011

Related Post

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Twitter
Blog UFABC Divulga Ciência