Orientações sobre segurança alimentar com foco na Horticultura Urbana (V.4, N.4, P.3, 2021)

Tempo estimado de leitura: 2 minute(s)

Divulgadores da Ciência (equipe FoLHoSA):

 

Camila Neves Lange, Bruno Lemos Batista, Suzana Neves dos Santos, Fernada Pollo Paniz, Bruna Moreira Freire, Tatiane Araújo de Jesus, Amedea Barozzi Seabra, Tarcila Neves Lange, Heloísa França Maltez, Milena Trevisan Pelegrino  Joana Cláudio Pieretti.

 

Durante dois anos a equipe do grupo de extensão em orientações sobre segurança alimentar com foco em Folhas e Legumes da Horticultura de Santo André (FoLHoSA) percorreu hortas urbanas do município de Santo André. O objetivo da equipe foi de promover um diálogo entre a Universidade (UFABC) e os horticultores urbanos, no sentido de alertá-los para a possível presença de contaminantes inorgânicos e micro-organismos patogênicos no solo, insumos e alimentos e, ainda, divulgar informações sobre segurança alimentar. Para tanto, o grupo realizou análises laboratoriais em amostras coletadas com a autorização dos responsáveis pelas hortas, realizou entrevistas e dialogou de forma colaborativa com os horticultores.

Com base nos resultados das análises, no relato de dúvidas por parte dos horticultores e nas observações efetuadas durante as visitas nas hortas, o grupo FoLHoSA elaborou um guia ilustrado denominado Orientações sobre segurança alimentar com foco na Horticultura Urbana. Neste guia, os horticultores podem encontrar orientações sobre as particularidades de cuidados de plantio em meio urbano e recomendações gerais de higiene e saúde. Desta forma, o FoLHoSA almeja estimular o desenvolvimento e aprimoramento da horticultura urbana fortalecendo a segurança alimentar.

 

Related Post

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Twitter
Blog UFABC Divulga Ciência