Biologia do Envelhecimento (V.3, N.12, P.3, 2020)

Tempo estimado de leitura: 2 minute(s)

Em mais este post do canal Falando em Ciência, são tratados assuntos sobre o envelhecimento e os processos biológicos que o envolvem. Sabe-se que o envelhecimento é um processo fisiológico, dinâmico e irreversível que ocorre no desenvolvimento individual dos organismos vivos ao longo do tempo. Trata-se de um fenômeno universal na vida dos humanos desde a concepção, e, de acordo com a maioria dos biólogos, começa na quarta década de vida e termina com a morte, sendo assim, o fim da vida biológica. O envelhecimento humano é um processo complexo e individualizado, ocorrendo nas esferas biológica, psicológica e social.

É definido como uma perda de função progressiva, acompanhada por uma diminuição na fertilidade e um aumento na probabilidade de mortalidade, com mudanças principalmente no metabolismo e nas propriedades físico-químicas das células, levando ao comprometimento da autorregulação e regeneração, além de alterações estruturais e funcionais em tecidos e órgãos.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, é dividido em 3 períodos: envelhecimento ou velhice precoce – faixa dos 60 anos aos 74 anos, velhice ou idade avançada – faixa dos 75 aos 90 anos e longevidade ou longa vida que corresponde aos 90 de idade ou mais.

 

Referência:
Dziechciaz, M., & Filip, R. (2014). Biological psychological and social determinants of old age: Bio-psycho-social aspects of human aging. Annals of Agricultural and Environmental Medicine, 21(4).

Related Post

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Twitter
Blog UFABC Divulga Ciência