|Podcast| A Educação está sob o controle do Google e da Microsoft? (V.3, N.8, P.10, 2020)

Neste episódio, Sérgio Amadeu conversa com Nelson Pretto, ativista e professor da Universidade Federal da Bahia, sobre o avanço das plataformas tecnológicas como mediadoras da relação entre estudantes e educadores. O bate-papo percorre questões como: Quais são os problemas da submissão do processo de ensino-aprendizado às corporações? Elas são neutras? Oferecem interfaces e sistemas gratuitamente por solidariedade ou para manterem seus modelos de negócios baseados na coleta e na extração de padrões oriundos dos dados pessoais? Por que as educadoras e educadores são tão pouco críticos com as big techs? É possível hackear esses sistemas?