|NEEDDS-UFABC: discussões sobre a Covid-19| #2 – Soluções tecnopolíticas, a preservação de direitos e a luta política em plataformas digitais (V.3, N.6, P.5, 2020)
Tempo estimado de leitura: 2 minute(s)
Com a experiência chinesa como ponto de partida, debruça-se sobre a prática de técnicas de intrusão por governos para o monitoramento da população e se especula o legado pós-pandêmico. A pandemia e as fragilidades das democracias pelo globo trazem consigo desenhos autoritários a partir de maior vigilância do que o necessário.
No que se refere à tecnologia cibernética, comunicação e controle simultâneos são as bases da mudança de paradigma do período analógico e o ponto de partida para uma série de discussões. No caso brasileiro, há a necessidade do uso de interfaces de visualização com mapas de aparelhos celulares?
Por fim, há freios para mitigar estas ações opressivas? A pandemia passará, mas as consequências e práticas adotadas podem ser duradouras. O professor discorre sobre como preservar e ampliar direitos sociais, bem como garantir a privacidade de dados em meio à doutrina neoliberal sob as conjunturas da pandemia.
O NEEDDS (Núcleo de Estudos Estratégicos em Democracia, Desenvolvimento e Sustentabilidade) é um dos sete núcleos de Estudos Estratégicos de Pesquisa da UFABC.
Acesse às redes sociais do blog. Estamos no Twitter!