Vem aí o ENEM 2024. E você, sabe como entrar na UFABC? (V.7, N.10, P.10, 2024)
Tempo estimado de leitura: 4 minute(s)
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é aquele querido e conhecido de quem está sonhando em entrar na universidade. Realizado em dois dias, o ENEM testa o conhecimento em áreas como Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática, além de exigir a tão temida redação que avalia tanto a capacidade argumentativa quanto a crítica do candidato. Para muitos, o ENEM é o principal meio de acesso ao ensino superior público, servindo como chave para quem quer estudar em uma universidade pública como a Universidade Federal do ABC (UFABC).
Na UFABC, o caminho mais comum para você ingressar é por meio do SiSU, sistema que usa a nota do ENEM para distribuir vagas em universidades de todo o Brasil. O legal da UFABC é que, diferente de muitas outras, ela aposta em um modelo super inovador e interdisciplinar. Ao passar no vestibular, você não entra direto no curso de Engenharia ou de Biologia, por exemplo. O aluno passará por um ciclo básico interdisciplinar, seja no Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BC&T), no Bacharelado em Ciências e Humanidades (BC&H), na licenciatura em Ciências Humanas (LCH) ou na Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas (LCNE). Depois de conhecer várias áreas e ampliar seus horizontes, aí sim você escolhe uma graduação específica para seguir. Caso seja do interesse do leitor, no site a seguir vale a pena conferir os possíveis cursos específicos do futuro aluno da UFABC: https://prograd.ufabc.edu.br/cursos
Ainda que tenhamos comentado tanto sobre o ENEM como porta de entrada a graduação, sabemos que ingressar no ensino superior no Brasil não é fácil, e que se manter nesse é ainda mais difícil – dependendo do ponto de partida de cada um.
Figura 1: Charge do cartunista Duke, mostrando barreiras impostas pela desigualdade social.
A charge retrata de forma bem-humorada, mas profunda, os obstáculos que muitos jovens enfrentam na busca por um futuro melhor. Fome, violência, devassagem no ensino e falta de incentivo e espaço de estudo são alguns dos adversários constantes, onde entrar na universidade se torna um “gol” distante para muitos. Na UFABC esses desafios são enfrentados com programas de inclusão que visam mudar essa realidade. Com cotas para estudantes de escolas públicas, pretos, pardos, indígenas, pessoas com deficiência e pessoas transgênero, a universidade oferece oportunidades reais para quem, enfrenta empecilhos que dificultam sua dedicação total ao ensino.
Além disso, programas de assistência estudantil e políticas de permanência garantem que esses alunos não só entrem, mas também consigam concluir suas graduações. A UFABC, assim, se torna mais do que um espaço de aprendizado, é uma ferramenta de mudança social. Estudar na UFABC é ter a chance de aprender de forma diferente, explorando várias áreas do conhecimento antes de definir qual caminho seguir. É um lugar onde as portas para a ciência, a tecnologia, as artes e as humanidades estão sempre abertas, onde podemos montar a nossa própria trajetória dentro da universidade.
Figura 2: imagem do campus de Santo André da UFABC.
Referências:
- UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC. Pró-Reitoria de Graduação – Cursos. Disponível em: https://prograd.ufabc.edu.br/cursos