Arquivo Mensal: junho 2019

0

Paulo Freire para Educar em época de (des)educação! (V.2, N.6, P.8, 2019)

Escrever sobre as contribuições de Paulo Freire para a educação e ensino no Brasil e no mundo é um imenso desafio. Topei falar sobre ele por dois motivos, primeiro, porque as suas reflexões dialogam muito com a minha história de vida (e creio que com a de muitas/os brasileiras/os) e, segundo, porque estudá-lo requer tratar suas ideias a partir de uma clareza científica que muitos ignoram

0

Para cada muro que se ergue e para cada grade que se monta, há dezenas de pessoas para derrubá-los (V.2, N.6, P.6, 2019)

Celebrado em 20 de junho, o Dia Mundial do Refugiado é uma data de grande importância. Em alguns anos, focamos em homenagear a coragem e a bravura de milhares de pessoas que são obrigadas a deixarem suas casas mundo afora em busca de uma nova vida em lugares desconhecidos; em outros, usamos a data para ampliar o diálogo e a conscientização sobre a causa; mas neste ano, o 20 de junho nos servirá para, além de tudo isso, celebrar os avanços sociais e políticos que têm se ampliado nos últimos anos ao redor do mundo.

0

Os Guardiões das Florestas (V.2, N.6, P.5, 2019)

Os cupins são extremamente importantes para a manutenção do equilíbrio de ecossistemas naturais, uma vez que atuam como decompositores e movimentam grandes quantidades de solo. Mas sempre foi muito difícil separar qual era o papel real dos cupins de outros organismos que também realizam funções parecidas (como microrganismos decompositores ou formigas).

0

|Podcast| As Implicações Políticas dos Algoritmos (V.2, N.6, P.4, 2019)

Nesse bate-papo, Amadeu e Ambriola conversam sobre as implicações políticas e econômicas dos algoritmos, que estão na Internet definindo os resultados de buscas que fazemos no Google, decidindo quem verá nossas postagens no Facebook, reconhecendo rostos, classificando fotos e escolhendo qual anúncio deve aparecer no banner de um site que visitamos.

0

Como lidar com a raiva? (V.2, N.6, P.3, 2019)

Sabe aquela vontade de gritar mil palavrões quando você topa com o dedinho do pé em uma quina? Ou quando, sem querer, deixa o celular cair dentro do vaso?  Ou, ainda, quando vê seu ônibus chegando e corre para o ponto, mas o motorista não para? Quando essas coisas acontecem, nós sentimos uma forte emoção que parece nos transformar em outra pessoa, nós sentimos raiva. Mas hoje não vamos falar desse tipo de raiva, vamos falar daquela transmitida pelo vírus Rabies lyssavirus (você já deve ter ouvido falar dela, mas talvez sem esse nome difícil). Conhecida popularmente por causar agressividade, principalmente em cães, a raiva pode afetar o sistema nervoso central de todos os mamíferos, inclusive dos humanos.

0

Espécies Invasoras! (V.2, N.6, P.2, 2019)

Já pensou um dia você entrar no supermercado e não reconhecer os produtos nas prateleiras? Todos os rótulos estarem em um idioma diferente, irreconhecível? Os produtos todos misturados e você sem conseguir distinguir o que é alimento e o que é perigoso para o consumo? Na natureza existe um fenômeno parecido com isso. Isso acontece quando espécies invasoras dominam o meio ambiente.

Twitter
Blog UFABC Divulga Ciência